terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Projetos Individuais de Fotografia - Disciplina de introdução à fotografia 2013 / 14 - Turma A

Débora Souza
O projeto consiste no uso de várias fotos para a criação de uma, resultando em 
sobreposição e estudo de movimento.









Elton Jardim do Amaral
O projeto se foca na captura de imagens durante a travessia da Laguna dos Patos que separa as cidades de Rio Grande e São José do Norte. Após registradas, as imagens foram editadas.












Gabriela Cometi
O projeto parte da premissa de perguntar para as pessoas que se elas fossem uma flor, qual flor seria e, fazer uma fotografia em múltipla exposição da pessoa com a flor escolhida.












Guilherme Nader
Para meu projeto decidi documentar meu próprio cotidiano dentro do campus, baseando-me em um viés totalmente pessoal e procurando como único propósito o registro de ações e eventos que me afetam durante um período fortemente efêmero de minha vida.













Isadora Rodrigues
Em um determinado trecho de O Mal-estar da Pós Modernidade, Zygmunt Bauman, apropriando-se de conceitos abordados por Lévi-Strauss, disserta a respeito da eliminação do diferente, do indivíduo que "não é uma coisa nem outra", dos "estranhos" na nossa sociedade. Supostamente, um dos meios de se livrar desses estranhos seria o meio antropofágico: "aniquilar os estranhos devorando-os (...). [É] esta a estratégia da assimilação: tornar a diferença semelhante; abafar as distinções culturais ou linguísticas". (Bauman, pp. 28-9) Assim, através de um conceito metafórico, busca-se fazer um ensaio estético a respeito dessas questões, de uma forma visualmente literal.

























Jéssica Thaís Demarchi
A série representa um conto fictício no qual um demente busca uma vítima, persegue-a e a machuca, mas não mata, ele tortura-a psicologicamente numa espécie de ritual para a transformar numa assassina. As últimas fotos representam os crimes que ela cometeu depois do ocorrido.














Larissa Matsuda










Larissa Ventura
O projeto trata da desmistificação da dor (física e emocional) como causa e meio para a infelicidade. Sentimentos antagônicos coexistem em atividades que amamos realizar e no convívio com pessoas de nossa estima. O que eu amo pode também me destruir, frustrar, preocupar e magoar.








Letícia Rusch















 Amábili de Barros
O projeto consiste em fotografias feitas em duas saídas a campo feitas pela turma de artes visuais da Universidade, testando contraste de cores. Os cenários são o Fuerte de San Miguel (Chuy) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul). Os modelos voluntários são Maryan Alesandra, Larissa Matsuda, Gabriela Cometi e Daniel Sperling.





















Emanuelle Figueiredo
Através de uma forma antiga de observar fotografias( uma espécie de binóculo onde se introduz dois filmes reversíveis) a câmera digital captou imagens do casamento da minha mãe nos anos 70. 
O resultado são cenas dos noivos e familiares na festa que aparentam estar no fim de um túnel. As sombras e o desfoque proposital dramatizam as cenas e ilustram o que seria anos depois o fracasso do casamento.











Um comentário:

  1. Adorei ver o talento de tantos jovens.
    Estão de parabéns. Elma Figueiredo

    ResponderExcluir