domingo, 28 de setembro de 2014

Revelar

v.t. Tirar o véu a; deixar ver; patentear, mostrar, descobrir, fazer conhecer o que era ignorado ou secreto; divulgar: revelar sua insegurança, sua culpa.
Denunciar, fazer conhecer: revelar uma conspiração.
Ser o índice, a marca de; manifestar, denotar; indicar: este romance revela um grande talento.
Fazer aparecer (a imagem de), pelo banho, na matriz fotográfica: revelar um negativo.
V.pr. Mostrar-se; manifestar-se; dar-se a conhecer: naquela situação mais crítica seu gênio revelou-se.

 Latente
 - adj. Que não se manifesta; que não está aparente; oculto. P.ext. Cuja existência foi reprimida; que se mantém escondido ou.. 

Revelando a imagem latente, foi o que estivemos fazendo nesta última semana, e por mais que o tempo passe (já se vão mais de vinte anos), a cada ano posso acompanhar (e sito é sempre um presente) a iniciação de outras pessoas neste processo. É sempre indescritível este momento. Mas, temos fotografias que conseguem captar um pouco desta vivencia.
Bom, revelar um filme, na disciplina de introdução à fotografia, também significa concluir um ciclo que inicia com informações históricas e técnicas sobre a fotografia, e que avança em direção a captura da imagem latente e de sua (des) (re) velação. Com esta etapa concluída se pode dizer que de alguma maneira pudemos vivenciar concretamente o percurso dos precursores deste meio e processo.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário